Prefeitura Municipal de Juranda - Um Município para TODOS!!!!

História do Município / Prefeitura Municipal de Juranda - Gestão 2017-2020

História do Município

História

Segundo os moradores pioneiros, o nome deste município surgiu pelo fato de, em 1945, ter sido aprisionada, na região, uma índia que se chamava Juranda. Ocorre que, em cativeiro, a índia fora acometida de grande solidão e, por sentir enorme saudades de sua tribo e de seus familiares, acabou perecendo. A partir de então, quando alguma autoridade ou pessoa perguntava aos pioneiros onde moravam, esses informavam que residiam na região da índia Juranda. Com o passar do tempo, foi-se intensificando simplesmente a denominação Juranda.

Formação Étnica

Colonizada pelos imigrantes europeus, em Juranda, encontramos descendentes da comunidade Ucraniana, Polonesa, Italiana e Alemã. Com o transcorrer dos anos houve a miscigenação com os "brasileiros" vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil, em especial os Paulistas, Mineiros, Gaúchos e Baianos. No final dos anos 90, chegaram algumas famílias de origem Japonesa. Atualmente, ao traçarmos a árvore genealógica de algum habitante que reside a bom tempo na cidade, identificamos que compartilha grau de parentesco com grande parte dos moradores. Município fortemente agrícola, teve sua população diminuída na última década em razão da mecanização na agricultura.

Demografia

Sua população, conforme dados do IBGE de 2010, é de 7.641 habitantes.

Referências

  1. ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. ↑ a b Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
cidadao web
e-nota fiscal
licitaçoes
Transparencia Municipal
Desenvolvido por | Cidade Portal - Sua Plataforma de Sistemas..