Na nova loja, o consumidor faz um cadastro em um aplicativo

Governador acompanha inauguração do primeiro mercado 100% autônomo do Paraná

Sexta-feira, 04 de novembro de 2022


Ouvir matéria

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (03) da inauguração do primeiro mercado 100% autônomo do Paraná, o Muffato Go, do grupo paranaense Muffato, totalmente operado por inteligência artificial e visão computacional.

Na nova loja, o consumidor faz um cadastro em um aplicativo, entra no estabelecimento após escanear um QR Code, pega o que quer, coloca na sacola e sai, sem precisar passar por um caixa, efetuando o pagamento de forma totalmente digital.

Segundo o governador, além de ser um modelo inovador para os consumidores, o novo formato impulsiona a geração de empregos no Estado. “O Paraná é o estado mais inovador do Brasil e para nós é motivo de muito orgulho ter uma loja inteligente lançada por um grupo paranaense. Você tem muita geração de emprego por trás dessa loja. Tem o software, pessoal da área de tecnologia, repositores, o que ajuda a movimentar a nossa economia”, disse.

TECNOLOGIA – A tecnologia, desenvolvida pela empresa portuguesa Sensei, utiliza fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional, com 500 câmeras instaladas para detectar e rastrear quando os produtos são removidos ou recolocados nas prateleiras sensorizadas.

O aplicativo registra tudo o que está sendo levado e joga o valor final para a conta cadastrada. Os produtos contam com etiquetas eletrônicas e toda a atualização de preços é feita por comunicação via wi-fi e atualizada on-line com os sistemas da loja.

Segundo Vasco Portugal, CEO da Sensei, a ideia é expandir o modelo para toda a América Latina. "O varejo está se tornando mais rápido e conveniente, e nossa tecnologia de loja sem atrito está trazendo um novo nível de experiência para os compradores nas lojas. Estamos entusiasmados em levar nossa tecnologia para a América Latina", afirmou.

Participaram da visita o diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e empresários dos grupos Sensei e Muffato e demais autoridades.

Fonte: Agência Nacional de Notícias

 Veja Também

Horário de atendimento De segunda à Sexta das 7h30 às 11h30 |13h00 às 17h00

Última Atualização do site:   24/11/2022 15:25:46